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Ovo o principal alimento para produo de novas clulas

A gema do ovo o alimento que contm maior quantidade de colina - substncia derivada de um aminocido denominado serina (associa...+

O OVO NA ALIMENTAO INFANTIL

Imagine uma ferrovia e um trem correndo por ela, sobre os trilhos... Quando acabam os trilhos, porm, o trem no tem mais para onde ir. Assim a colina, um importante nutriente encontrado, sobretudo, na gema do ovo: a colina fundamental para a formao de todos os neurnios, membranas de clulas e de nervos, importantssima para a memria e para o desenvolvimento intelectual de todos os seres humanos, em todas as idades. Mas na infncia, especialmente na idade pr-escolar e escolar, quando todas as estruturas cognitivas esto se consolidando (a fala, a acuidade visual, por exemplo) que ela vai ser decisiva. Lembre-se: sem ferrovia no tem como o trem andar. Mas no s em colina que o ovo rico no. Ele um dos alimentos mais completos que existem sendo, inclusive, reconhecido pela FAO/OMS como a protena padro. E aqui estamos falando do ovo inteiro, clara e gema. Alis, o que muita gente no sabe que a gema contm mais protena que a prpria clara, segundo as tabelas de composio qumica de alimentos. Sua cor amarela revela a presena de dois carotenides, a zeaxantina e a lutena, cujo consumo regular previne a degenerao macular, principal causa da cegueira no Brasil e no mundo. A gema ainda rica em cidos graxos monoinsaturados e poliinsaturados (como o mega 3, por exemplo), gorduras essenciais ao nosso organismo e comprovadamente benficas para a nossa sade. Querem mais? Um ovo de galinha, de mais ou menos 50g, contm quantidades considerveis de vitaminas A, D, E e do complexo B, fsforo, ferro, clcio, folato, zinco e selnio. Ah! E tem tambm colesterol: cada gema contem, em mdia, 213mg de colesterol, nutriente essencial para a produo de hormnios (e no perodo pubertrio nossos baixinhos esto a mil na produo de hormnios, no se esqueam)! Alis, foi por este motivo que ele foi banido erroneamente da alimentao nas ltimas dcadas, pois associaes mdicas e de nutrio indicavam que a ingesto diria de colesterol no deveria ultrapassar 300mg/dia, e como uma gema tem 213mg, ficava o medo de que o consumo dirio pudesse aumentar riscos de doenas cardiovasculares. Este medo infundado pois, em primeiro lugar, o consumo de uma gema eleva de 1,4 a 6,8mg o colesterol sangneo o que, convenhamos, um valor insignificante. Em segundo lugar, estudos recentes apontam que as recomendaes dietticas para a preveno de doenas cardiovasculares se concentram num conjunto de aes (como consumir menos gorduras trans e saturadas e menos alimentos com alto ndice glicmico e ricos em sdio, por exemplo), e no simplesmente na reduo do colesterol diettico. Dados de dois dos maiores estudos prospectivos de corte (o Health Professionals Follow-up Study e o Nurses Health Study), ambos publicados no JAMA, um dos jornais cientficos mais respeitados no mundo afirmam que no h associao significativa entre o consumo de mais de um ovo por dia (ou seja, 365 ovos/ano) e acidente vascular cerebral, doena arterial coronariana ou infarto agudo do miocrdio. Alm destes atributos, o ovo barato, acessvel e muito verstil na culinria. Ovos podem ser consumidos diariamente, sim, se preparados de forma adequada: no mnimo 4 unidades por semana, fervidos quentes ou duros, pochs, mexidos ou em omeletes e mais 1 ou 2 contidos em outras preparaes (sufls, bolos, panquecas), porm nunca fritos. Ovo no faz mal sade, pelo contrrio, ele muito importante na alimentao e, podem crer, o perigo no comer ovo. Viviane Vogt. Especialista em Nutrio Esportiva, Ps-graduanda em Nutrio Clnica Funcional.

Fonte: Viviane Vogt. Especialista em Nutrio Esportiva

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